Silêncio.
Cá estava eu estudando filosofia, nesta madrugada, para prova de daqui a pouco, e percebi, o quanto o silêncio tem valor. Não por eu estar fazendo barulho, mas por eu estar lendo mentalmente, obviamente calada, e quando fui tentar ler em voz alta, não saiu. Saia apenas sussurros, nada mais. E eu percebi que, eu não falava nada mais alto que um sussurro, por respeito ao silêncio, por não querer quebra-lo. E ai me pergunto: como uma pessoa consegue quebrar tantas vezes o silêncio? Existe hora de silêncio e existe hora de barulho.
Usemos a escola como exemplo. O professor diz "todos façam silêncio", porém, sempre tem um que se dana a falar. Por quê? Qual o problema em fazer silêncio?
Você ja parou pra ouvir o silêncio? O silêncio é justamente o som de coisas que não se calam. É o balançar das folhas de uma árvores, o barulho do vento, do ventilador, do ar condicionado, o barulho dos carros passando (de vez em quando - como agora, nessa madrugada), é um zunido que se ouve quando se ha silêncio demais (como agora), silêncio é silêncio, mas também composto por barulhos.
Mas afinal, o que é silêncio? O certo é silêncio ser a ausência do barulho. Mas o que é barulho? Se silêncio é silêncio e barulho é barulho, por que até quando estamos em silêncio ouvimos barulho? O que isso faz do silêncio? Inexistente, ou algo calado, porém não?
Texto muito bom... Hoje eu estou nessa mesma situação, de quando você escreveu este texto, e no silêncio tive a impressão de que a própria paz tem o seu som. Talvez tudo tenha som, mas quem irá parar para ouvir. Não há espaço para escutar coisas simples quando tantas pessoas que se consideram importantes querem falar.
ResponderExcluir